O avanço da tecnologia nos trouxe muitos benefícios para o dia a dia dentro de uma empresa, informações rápidas, comunicação instantânea, sendo possível informar e entrar em contato com colaboradores, clientes e fornecedores a qualquer momento, aonde quer que eles estejam, além da possibilidade de fazer negócios com outras empresas localizadas em diversas partes do mundo, sem a necessidade de estar presente.

Mas com tantos benefícios e vantagens, existem pessoas mal intencionadas, que se aproveitam da vulnerabilidade da tecnologia, para acessar e obter informações sigilosas das empresas. Para evitar que isso aconteça, você pode utilizar um servidor firewall, que serve, basicamente, para manter os dados mais importantes, relacionados aos seus negócios, altamente protegidos.

O que é firewall?

Um firewall é um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança.

A necessidade de utilização desta proteção se dá, devido ao fato de haver uma grande quantidade de tráfego de dados, que acontece diariamente nas empresas, tanto pela internet, quanto pela nuvem, fazendo com que as informações sigilosas das organizações fiquem vulneráveis à ataques de hackers.

Basicamente, ele impede o acesso de usuários externos que não foram autorizados ou o contrário: o acesso de membros internos a serviços externos para os quais não tenham sido previamente autorizados.

Dentro das estratégias de segurança de rede utilizadas pelas organizações, o firewall tem sido um elemento essencial desde a sua criação, garantindo uma rede extremamente segura.

Problemas que um firewall resolve:

  • Bloqueia o acesso não autorizado de terceiros à rede corporativa
  • Bloqueia o acesso a dados indesejados
  • Bloqueia ataques externos baseado no conteúdo
  • Permite conexões com uma VPN ou rede interna
  • Reporta as atividades na rede que passam pelo firewall

Este serviço é realmente muito importante e sem ele a rede se torna completamente vulnerável e passiva de receber ataques virtuais diversos. Os resultados destes ataques podem ser variados, no entanto o foco deles é o acesso as informações de tráfego da sua rede.

Investir nesta proteção é fundamental para a segurança das operações realizadas na web para todos os usuários principalmente empresas que usam dados sigilosos e que jamais podem ser perdidos.

Formas de aquisição

A forma mais comum de aquisição é a compra da solução, mais a assinatura de licenças, que variam de acordo com o seu projeto. Porém, muitas vezes o aluguel é mais vantajoso, pois já acompanha manutenção e suporte de especialistas. Estes, por sua vez, mantêm o equipamento atualizado com as mais recentes ameaças e as assinaturas de licenças.

A compra de um firewall sem a contratação de suporte pode ser um mal negócio. Como a cada dia surgem novas ameaças, em poucas semanas a ferramenta poderá tornar-se obsoleta sendo necessárias atualizações. Além disso, a contratação de licenças dependerá da quantidade de usuários e/ou tipo de recursos necessários para aplicação na sua empresa.

Não sabe qual o serviço mais adequado para sua empresa?

Converse comigo que analiso as suas necessidades para sugerir a melhor solução para a sua empresa.