Esse artigo é para quem quer começar ou tem vontade de trabalhar com desenvolvimento de sites. Criar um site profissional não é uma coisa assim tão simples, necessita ter conhecimentos específicos e pensar nas pessoas que vão acessar o site.
O desenvolvimento de um site é feito em várias etapas, desde o atendimento ao cliente até a publicação final.  O processo é dividido em áreas distintas, como Gerenciamento de Projetos, Design, Front End, Back End e SEO.

Se te deu um nó na cabeça com tantos nomes, vamos por partes, vou explicar com mais detalhes sobre cada área.
Primeiramente o website tem que ser desenvolvido pensando em um determinado público-alvo, e precisará em média, digo em média, pois quero dar ênfase em quais profissionais trabalham  em cada etapa,  de 4 tipos de profissionais.

Primeiramente, um profissional que vai coletar todas as informações do cliente, identificar o seu público-alvo, estudar e passar todas as informações aos profissionais envolvidos no projeto. Ele também vai gerenciar todos os prazos combinados com o cliente.

Posteriormente, o  site precisa ser “desenhado”, ou seja, a parte visual será criada, o famoso Layout, o responsável por essa etapa é o Design ou WebDesign, que é o profissional que trabalha na área de criação. Precisa ter conhecimentos de usabilidade, dominar ferramentas como Photoshop, Indesign, Corel e afins e ter conhecimentos em HTML e CSS. O design é quem  vai dar vida ao projeto. Essa parte é, na minha opinião, a mais importante na criação de um website.

Após o Layout do site estiver criado e aprovado pelo Cliente, ele precisará ser transformado em HTML, esse processo vamos chamar de “recorte”. Nessa fase do projeto entra em cena o Front End, profissional que vai fazer com que o Layout criado pelo Design tenha vida e possa ser acessado por um navegador. O Front End precisa ter conhecimentos em HTML, CSS, Javascript, Otimização de Performance, Design Responsive e assim por diante.

Após o site estar recortado, ele será programado, ou seja, fazer com que ele não fique estático, quem faz essa função é Programador ou Back End. Hoje existem inúmeras linguagens de programação web e o Back End fará o site ter sentido, para que quando alguém preencher o formulário de contato, por exemplo, essas informações sejam enviadas para um e-mail, esse é o trabalho do programador.

Suponhamos que o site esteja pronto, layout criado, front end feito, back end finalizado, agora é a hora de fazer com que o mesmo seja visto na internet através dos sites de pesquisa. Quem faz esse trabalho é o Analista de SEO, ele é o responsável por otimizar páginas de sites para que fiquem posicionadas da melhor forma possível nos mecanismos de busca como o Google, Yahoo, Bing … A busca orgânica, gratuita, é o foco do Analista de SEO.

Enfim aqui falamos de 5 profissionais que trabalham diretamente com desenvolvimento de um site, acho que o amor pelo que faz é o fator mais importante para escolher qual área você melhor se encaixa, trabalhar com amor e se sentir bem.