Já falei aqui no blog sobre virtualização, clique aqui para ver o artigo, hoje quero falar um pouco sobre o XenServer.

Resultado de imagem para XenServer

XenServer é uma plataforma de virtualização de servidor abrangente, com recursos de classe empresarial, criada para o fácil manuseio de vários tipos de carga de trabalho, sistemas operacionais mistos e armazenamento ou configurações de rede, ou seja com o XenServer é possível colocar várias máquinas virtuais dentro de uma única máquina física, reduzindo o número de servidores em sua empresa.

O XenServer é uma ferramenta da Citrix, uma empresa que oferece várias soluções para TI , sendo o XenServer uma delas.

Resultado de imagem para citrix

Resultado de imagem para xen center

Agora todos os recursos do XenServer são gratuitos, de graça, não paga nada. É só pegar.

Não há mais edições advanced, enterprise e platinum do XenServer. Agora, é apenas a edição OpenSource.

Se você precisa de suporte da Citrix, pode ser feito por socket, por processador físico. E você pode comprar esse licenciamento por um ano ou o licenciamento perpétuo. O XenServer não depende mais de licença para habilitar os recursos avançados. Todos os recursos estão embutidos na única edição, que é a OpenSource.

Basicamente a licença do XenServer é o contrato que você faz com a Citrix para ter suporte válido e a instalação de atualizações pelo XenCenter. Então, se você precisa de suporte da Citrix ou se você precisa atualizar o XenServer a partir do XenCenter, então você precisa da licença. Se você não precisa disso, o OpernSource é suficiente.

Para fazer a instalação do Xen você precisa de um computador ou servidor que aceite virtualização e da iso do Xen que você pode baixar aqui.

O Processo de instalação é muito simples, em um próximo post farei um vídeo sobre a instalação.

Até a próxima.