O NTI de Pato Branco está ofertanto o Curso de Analista de Negócio com 24hrs de duração.

Para quem não conhece o  NTI ou Núcleo de Tecnologia da Informação é uma associação sem fins lucrativos que visa fomentar o desenvolvimento econômico e tecnológico de seus associados e da comunidade local envolvida. Atua com uma proposta de divulgação planejada de todas as informações técnicas e mercadológicas da área, fomento e intercâmbio de experiências entre profissionais e empresas associadas e ações empresariais que gerem emprego e renda.

Sobre o Curso

Horário: 08:30 – 17:30

Objetivo: Capacitar os participantes para aplicarem práticas e técnicas de Análise de Negócio para criar soluções que geram valor para as pessoas e organização.

Público Alvo: Product Owner (PO), Analista de Sistemas, Analista de Requisitos, Consultores de Gestão, Gestores, Lideres, Analista de O&M, Gerente de Produto, Analista de Produto e qualquer profissional que tenha interesse em aprender novas habilidades, práticas e técnicas de Análise de Negócio.

Pré-Requisito: Conhecimentos básicos de gestão e tecnologia da informação.

CONTEÚDO:

Módulo 1 – Fundamentos da Análise de Negócio:

Parte 1 – Por que as empresas precisam do Analista de Negócio?

– Principais problemas que afetam as organizações; – Por que as empresas precisam de um profissional focado na solução de problemas; – Onde atua o Analista de negócio; – Perfis de Analista de Negócio.

Parte 2 – Visão Geral do Guia BABok® 2.0, O Guia de Referência de Análise de Negócio:

– O que é o BABok® 2.0? – Quem é o Analista de Negócio?

– O que é Análise de Negócio? – Áreas de Conhecimento

– Técnicas de Análise de Negócio – Competências Fundamentais do Analista de Negócio.

Parte 3 – Descrição das Áreas de Conhecimento do Guia BABok 2.0: Um Framework para Análise de Negócio (BABok®); – Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócio;  – Análise Corporativa; – Elicitação (de Requisitos); – Análise de Requisitos; – Avaliação e Validação da Solução; – Gerenciamento e Comunicação dos Requisitos; – Principais competência do Analista de Negócio.

Parte 4 – Novo Guia BABok 3.0[1] – Novidades do Guia BABok 3.0; – Definição de Análise de Negócio;  – The Business Analysis Core Concept Model (BACCM); – Novo framework para Análise de Negócio; – Gerenciamento de Mudança; – Gerenciamento de Necessidade; – Design de Solução de Negócio; – Gerenciamento de Partes Interessadas; – Entrega de Valor; – Contexto Organizacional; – Análise de Negócio x Gestão de Projetos

Módulo 2 – Visões de Negócio: – O Que é Visão de Negócio? – Visão Holística do Negócio; – Visão da Governança Corporativa; – Qual é Posicionamento da Empresa? – Quem são as partes interessadas; – Quem são Partes Interessadas (segundo o Guia BABok); – Visão da Estratégia: – O que é BSC? – As perspectivas de valor do BSC – Declarações: Visão, Missão e Valores – Temas Estratégicos e Objetivos Estratégicos; – Mapa Estratégico e Scorecard – Visão de Processos (Operações) – Visão da Cadeia de Valor – Visão de Valor da Tecnologia – Visão da Arquitetura Corporativa.

Módulo 3 – Praticas de Análise de Negócio: Design de Soluções de Negócio: – O que é uma solução de negócio? – Tipos de abordagens de Análise de Negócio: – Abordagem orientada ao Plano – Abordagem orientada a Mudança – Gerenciamento de Demanda de Negócio – Tipos de demanda de negócio: Necessidade, Oportunidade e Problema. – Priorização de Demandas de Negócio

Prática 1 – Desenvolvimento de Business Case (Case de Negócio): – Por que fazer o Business Case – Business Case segundo o Guia BABok 2.0 – Estabelecendo as Fronteiras entre Business Case e o Projeto – Analise de Viabilidade Financeira: TIR (Taxa Interna de Retorno) e VPL (Valor Presente Líquido) – Tipos de Investimentos: Capex e Opex – Exemplo de Business Case – Boas práticas para elaboração de Business Case

Prática 2 – Desenvolvimento de Especificação Técnica: – Por que fazer uma Especificação Técnica?

– Entendendo a necessidade de negócio

– O que é requisito?

– Tipos de requisitos: Requisitos Funcionais e Não Funcionais

– Técnicas de elicitação de requisitos

– Classificação e priorização de requisitos

– Boas práticas para escrita de requisitos

Prática 3 – Desenvolvimento de Regras de Negócio (Política de Negócio): – Por que devemos conhecer das Regras de Negócio? – Definição de Regra de Negócio – Técnica de Análise de Regra de Negócio – Taxonomia das Regras Negócio – Exemplos de Regras de Negócio – Gerenciamento de Regras de Negócio – Boas Práticas para Análise e Modelagem de Regras de Negócio – Benefícios do Conhecimento das Regras de Negócio – Modelo para escrita de regras de negócio.

Módulo 4 – Estudo de Caso: Desenvolvimento Solução de Negócio: Desenvolver um estudo de caso plicando as técnicas de análise de negócio para obter a melhor solução.

INVESTIMENTO: R$ 800,00 (associados NTI)    /     R$ 980,00 (não associados)

INSTRUTOR: Rildo Santos (@rildosan)

É consultor, mentor, coach, palestrante, professor e instrutor. Possui 10.000 horas de experiência em projetos de Análise de Negócio, Inovação, Gestão de Processos de Negócio, Tecnologia da Informação e Métodos Ágeis. Mestrando em Engenharia de Software, Pós-graduado em Didática do Ensino Superior pela Universidade Mackenzie e Bacharel em Administração de Empresas. Atua desde 2008 como consultor e mentor em Análise de Negócio. Foi um dos pioneiros no desenvolvimento do curso de Formação de Análise de Negócio, já treinou mais 1200 profissionais, para diversas organizações privadas e públicas.

Observações: O NTI reserva-se o direito de não ministrar o curso caso não haja o número mínimo de inscritos.

O participante deverá levar seu notebook.

Detalhes

Início:
agosto 6
Final:
agosto 8

Organizador

Nti
Telefone:
46 3225-9333
Email:
executivo@ntipr.org.br

Para mais informações sobre o NTI clique aqui