Blog Marco Deritti

Blog a Noticias

29Out de 2018
0

Como um ERP pode ajudar a sua empresa a economizar


Antes dos computadores fazerem parte de nossas vidas, muitas empresas faziam as anotações nos cadernos. Com a chegada das máquinas, essas anotações passaram a ser feitas em planilhas do Excel por exemplo, mas atualmente muitas empresas desenvolveram softwares próprios para tal função.

Esses softwares são os sistemas ERP, muito conhecidos e utilizados nas mais variadas empresas. Ele é uma ferramenta que facilita os processos do dia a dia, como a checagem de estoque, pagamentos e cobranças para fornecedores e clientes, entre outras tarefas.

Toda empresa pode usar um ERP, um equívoco comum é o pensamento de que apenas empresas de médio e grande porte precisam de um sistema de gestão integrada. Nas micro e pequenas empresas é que o ERP pode fazer uma grande diferença na economia de recursos, pois ele diminui os processos burocráticos e otimiza o atendimento ao cliente.

Como um ERP pode resultar em economia de dinheiro?

Um ERP, ou Sistema de Gestão Empresarial Integrada, como também é conhecido, atua de forma unificada, usando a mesma base de dados para controlar diferentes áreas de uma empresa. O primeiro resultado disso é a agilidade no levantamento de dados, beneficiando a tomada estratégica de decisões. Em alguns casos, isso é vital: é possível fazer levantamento de todas as informações do funcionamento de uma empresa, a partir de seus vários setores, para decisões relativas à análise de custos, tornando essa avaliação muito mais eficiente e rápida do que os levantamentos fragmentados em setores diferentes.

Com um ERP é possível eliminar diversos sistemas em que seria necessário fazer a entrada de dados de forma independente, evitando que a mesma atividade seja feita várias vezes por pessoas diferentes. Assim, a gestão também se torna mais eficiente, podendo controlar de forma mais ágil toda informação que provém do mesmo banco de dados.

O controle de pedidos por um ERP também é mais rápido e eficiente, tornando todo o fluxo interno de mercadorias, desde a recepção e estocagem até a entrega ao cliente. Assim, é possível manter menores estoques, ter processos internos melhores e garantir maior agilidade de toda a logística interna. Os ERPs também estão prontos para a emissão das Notas Fiscais Eletrônicas.

Um dos principais benefícios da utilização de um ERP é a automatização de processos que antes eram executados de forma manual nas empresas. Automatizando tarefas, existe menor necessidade de pessoal para preenchimento de notas, alimentação de diferentes bancos de dados, controle de estoque e gestão financeira da empresa. Com o controle de estoques automatizado, por exemplo, é possível planejar melhor as compras, mantendo estoques mínimos e deixando a empresa menos exposta às variações do mercado.

Convencido a usar os softwares de ERPs em sua empresa? Tem mais alguma coisa a acrescentar? Deixe um comentário!

Se está lendo esse artigo e precisa de um ERP para sua empresa, mas não saber como e nem por onde começar, entre em contato clicando aqui.


Marco Deritti

Mais de 10 anos com experiência em infraestrutura de redes e servidores Linux e Windows.


0 COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário

Marco Deritti

Blog e Noticias

Qual a importância...

Controle, segurança, disponib...

por Marco Deritti | 04/04/2019
3 maneiras mais fác...

Fazer backups de seus arquivos...

por Marco Deritti | 02/04/2019
Não faça BACKUP no...

Quando pensamos em Backup, aut...

por Marco Deritti | 20/12/2018
Copyright © 2018 | by ZUVE CREATIVE