Resolvi fazer esse post antes de dar sequência no Blog, pois tivemos um período bem tumultuado por aqui e não tive tempo de postar artigos legais, mas agora estamos normalizando, que bom.
Quero falar de alguns motivos para você que quer mudar o sistema operacional para o Linux mas tem medo de largar o Windows de vez. Então te farei a seguinte pergunta:

Quer largar o Windows? Vou te ajudar com o Ubuntu.

Primeiramente tenha na cabeça que programas existem para resolver problemas e entenda que cada programa foi feito para uma determinada situação. Por exemplo, para você descompactar um arquivo, você não vai precisar do “Winrar” e sim de um programa que faz descompactação de arquivos, da mesma maneira que para redigir um documento de texto você vai precisar de um editor de texto e não do “Microsoft Word”, entendeu?

Com esse pensamento vamos lá!

O Linux é totalmente grátis.

Você pode baixar o Ubuntu gratuitamente, sem contar que é um sistema completo e sem versões como Home, Utimade,emfim , você sempre terá o que há de melhor em software livre sem precisar pagar nada, não acredita, clique aqui e baixe o Ubuntu.

Segurança

No Linux você tem uma margem de segurança muito maior do que no Windows, lógico que ameaça é real, mas a tendência dos vírus ainda são os Windows, mas se você é meio paranoico como eu, pode instalar um firewall e um antivírus para linux, já existem vários.

Poder

No Linux quem manda no sistema é você e não o contrário.

Quantas vezes você foi “obrigado” a instalar um programa adicional, uma toolbar ou reinicializar o sistema para completar uma atualização, sem ter a opção de deixar para depois ou ainda teve que esperar o Windows instalar atualizações para poder utilizar o sistema?

No Linux quem manda no sistema é totalmente você, se quiser instalar atualizações mais tarde, fará isso, se o sistema lhe avisar que precisa reiniciar e você não quiser o sistema não vai reiniciar sozinho.

Você tem o controle total, podendo instalar novos ícones, temas, mudar as coisas de lugar, mudar nomes dos software, quase tudo é possível customizar.

Facilidade em instalar programas

Para instalar programas no Ubuntu basta abrir a Central de Programas, é uma espécie de loja de aplicativos, parecida com a dos dispositivos móveis, e 90% dos software são úteis e de graça, ah e no máximo em dois cliques o software é instalado, não preciso falar mais nada.

Sim, Linux tem muitos jogos !

Se você gosta de jogos, fique tranquilo, pois vai encontrar muitos jogos para Linux e ainda tem todo o arsenal da Steam que só está crescendo.

Conseguir ajuda é fácil

É natural ter muitas dúvidas e ficar perdido quando começar a usar um novo sistema, pois fique tranquilo a comunidade Linux é muito grande, você encontrará ajuda com certeza quando precisar.

Além disso, existem milhares de sites e blogs como o Diolinux, recheadinhos de dicas para você instalar programas, temas, otimizar o seu sistema e solucionar os seus problemas. Realmente é muito difícil não existir solução na internet para o seu problema, existe também um fórum chamado AskUbuntu mantido pela Canonical, empresa que desenvolve o Ubuntu, que é um fórum oficial onde você vai encontrar muito conteúdo de fácil acesso e tudo o que falamos até agora é gratuito, sem gastar nenhum tostão furado!

Concluído

Se você conversar com alguém que usa Linux, essa pessoa vai te falar muito bem do sistema e cada dia te dar mais e mais motivos para você utilizar.

Ajude a espalhar 😀 as pessoas precisam saber disso 😀